CEFA
CAMPEONATO EXTERNO DE FUTEBOL DA ASSALBA 2012
CAPÍTULO 01
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º - O CEFA, Categoria Amadora, será promovido pela ASSALBA naconformidade deste Regulamento.
Art. 2º- O Campeonato será organizado e dirigido pela Diretoria deEsportes, através da sua Comissão Técnica, à qual competirá:
a)Elaborar o regulamento do campeonato, submetendo-o a aprovação dos clubesparticipantes, em reunião de Conselho Técnico;
b)Elaborar a tabela dos jogos;
c)Tomar todas as providências de ordem técnica necessárias ao bom andamento dacompetição;
d)Aprovar ou não os jogos, à vista das súmulas e dos relatórios dos árbitros;
e)Determinar a perda de pontos, quando aplicável, observando o disposto noregulamento da competição;
f)Designar data, local e horário para a realização das partidas, inclusive,quanto às modificações na tabela de jogos (datas, horários, locais), quandosurgirem situações que a Comissão entenda como justificáveis;
Art. 3º- Participarão do Campeonato as seguintes equipes:
1 - BAHIA |
2 - BOLA MURCHA |
3 - ESTAGIARIOS |
4 - AECP |
5 - T R E |
6 - PERINI |
7 - TCM |
8 - EDUCAÇÃO |
Parágrafo Único - As equipes estão obrigadas a levar 03 bolasnovas Dal Ponte, onde quê foram isentas de fazer o pagamento da taxa deinscrição que seria no valor de R$ 700,00. Será gratuito estabelecido pelaComissão atualizado por Ato Oficial da Presidência da ASSALBA,comprometendo-se, com a entrega das bolas, a:
a)Acatar, respeitar e cumprir o regulamento;
b)Participar dos jogos programados nas datas, locais e horários marcados para acompetição;
c)Participar do campeonato até o seu final.
Art. 4º - A Diretoria de Esportes através da ASSALBA atribuirá os títulosde Campeã, Vice-Campeã, Artilheiro, Melhor Goleiro, Jogador Revelação e MelhorTreinador.
Parágrafo Único - Às equipes campeã e vice-campeã ficaassegurado 01 (um) troféu, de posse definitiva, cuja denominação será definidaatravés de Ato Oficial da Presidência da ASSALBA, e mais 19 (dezenove) medalhaspara seus atletas e dirigentes.
Art. 5º - O Campeonato será regido nas suas diversas fases, para efeito declassificação das equipes, pelo sistema de pontos ganhos, observando-se osseguintes critérios:
a)Por vitória, três pontos ganhos;
b)Por empate, um ponto ganho.
Art. 6º - Quando houver empate em pontos ganhos, entre duas ou maisequipes, na Primeira Fase do Campeonato e dentro dos respectivos grupos,conforme Art. 8º, o desempate para efeito de definição da classificação finaldas equipes, de igual forma dentro dos respectivos grupos, ocorrerá pelaaplicação dos critérios a seguir:
a)Maior número de vitórias;
b)Maior saldo de gols;
c)Maior número de gols marcados;
d)Maior número de pontos ganhos no confronto direto;
e)Maior saldo de gols no confronto direto;
f)Sorteio.
CAPÍTULO 02
DO SISTEMA DE DISPUTA
Art. 7º - O Campeonato será disputado em Turno Único, sendo que, haverá 03(tres) fases, a saber:
FaseI - De Classificação; (02 grupos de 04 equipes cada A / B)
FaseII - Semifinal;
FaseIII - Final.
Art. 8º - A Fase I – De Classificação, terá a participação de 08 (oito)equipes que serão distribuídas em 02 (dois) grupos, com 04 (quatro) equipescada, sendo GR-A e GR-B, que se enfrentarão no sistema somente de ida, dentro dos respectivos grupos,classificando-se para a Fase II – Semifinal as 02 (duas) equipes primeirascolocadas de cada grupo.
Parágrafo Único - Fica desta forma a composição dos Grupos Ae B, da Fase I – De Classificação:
GRUPO – A GRUPO- B
A E C PERIPERI |
BAHIA |
EDUCAÇÃO |
BOLA MURCHA |
PERINI |
ESTAGIARIOS |
T R E |
TCM |
Art. 9º - A Fase II – Semifinal será disputada pelas 04 (quatro) equipesque tenham obtido classificação na Fase I, dentro dos respectivos grupos.
Parágrafo 1º - A Fase II – Semifinal as equipes seenfrentarão no sistema eliminatório. Se classificando-se 02 (duas) equipes paraa Fase III.
Parágrafo 2º - Composição dos confrontos da Fase IIe Fase III :
FaseII - SEMIFINAL
JG- 1 1º do Grupo - A x 2º do Grupo – B
JG– 2 1º do Grupo – B x 2ºdo Grupo - A
Fase III - FINAL
JG– UNICO vencedor do JG – 1 x vencedor do JG – 2
Parágrafo 3º - O mando de campo e a vantagem da disputa,isto é, ser declarada a vencedora, em caso de empate “no jogo de 70 (setenta)minutos”, pertencerá às equipes que obtiveram a primeira colocação, na Fase I –De Classificação, até a Fase II. Na Fase III a final permanecerno empate nos 70 (setenta) minutos, a decisão será nos penaltes em 03 cobrançascada.
CAPÍTULO 3
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 13 - As equipes mandantes deverão usar obrigatoriamente o seuuniforme número um.
Art. 14 – As inscrições de atletas para participarem do Campeonato,poderão ser feitas até 72 (setenta e duas) horas antes do inicio dos jogos da Fase II – Semifinal, observando-se,rigorosamente, nas reuniões que antecedem aos jogos.
Parágrafo Único - O não cumprimento do citado por parte dequalquer equipe implicará no não deferimento da condição de jogo para orespectivo atleta, por parte da Comissão.
Art. 15 - O atleta inscrito no Campeonato por uma equipe poderáinscrever-se por outra equipe participante do mesmo Campeonato, desde que nãotenha sido relacionado para nenhuma partida, inclusive na condição de reserva.
Art. 16 - Somente poderão participar da competição os atletas que estejammunidos do CRACHÁ para funcionários de órgãos públicos e RG paraos convidados.
Art. 17 - Os cartões amarelos dos atletas integrantes das equipesclassificadas da Fase I, serão zerados, com exceção dos atletas quetenham recebido o segundo cartão amarelo na últimarodada, tendo que cumprir automaticamente a suspensão por uma partida na Fase II. No cartão vermelho a suspensão serácomprida em qualquer fase mesmo sendo a da final, sem direito a recursos.
Art. 18 - Quaisquer solicitações para modificações na tabela, somenteserão submetidas à análise da Comissão se recebidas até 08 (oito) dias antes dadata marcada para a partida, exceto nas hipóteses comprovadas de força maior.
Art. 19 - Os clubes relacionados no art. 3º deste regulamento deverão,obrigatoriamente, incluir no banco de reservas, em todos os jogos, DIRETOR –TREINADOR – AUXILIAR – ATLETAS devidamente uniformizados.
Art. 20 - A autorização para exploração comercial do nome, marca,símbolos, publicidade estática e demais propriedades inerentes à Competição éde competência exclusiva da ASSALBA, única titular de tais direitos.
Art. 21 - Somente a ASSALBA poderá autorizar a colocação de placas depublicidade estática, tapetes e de qualquer outra modalidade de material demerchandising no CLUBE.
Art. 22 - Compete aos representantes das equipes:
a)Levar para o banco de reservas água para sua delegação, não podendo utilizar ada Comissão durante as partidas;
b)Manter seus atletas devidamente uniformizados e sentados no seu banco;
c)Utilizar os vestiários designado pela Comissão antes, durante e depois daspartidas;
d)Para os atletas estiverem devidamente relacionados na súmula e começar umapartida, os representantes das equipes tem a obrigação de levar a mesa antes dojogo a relação dos atletas;
e)Manter a ordem e a decência em todo espaço físico do clube;
f)Entregar na portaria relação de torcedores ou parentes com o nome completo eRG, para os mesmos ter acesso ao clube, exceto as crianças até 14 anos;
g)Comparecer as reuniões dia local e horas marcadas pela Comissão, do contrárionão poderá questionar nenhuma decisão tomada e nem colocar em pauta na próxima;
h)Toda reivindicação deve ser feita por escrito em ofício, do contrário não seráaceito. Cabe a Comissão julgar;
i)Manter atletas e convidados longe de confusões nas dependências do clube;
j)Não será permitido ao atleta atuar com chuteira de birro. Se for pego oudenunciado, o árbitro aplicará CARTÃO VERMELHO como punição;
l)Não poderá participar de nenhum jogo o atleta que estiver alcoolizado ou comproblema de saúde, sendo ainda punido por um jogo.
Art. 23 - A inclusão de atletas irregulares deverá ser assumida pelaequipe, que será automaticamente punida com as perdas dos pontos da partida, eos pontos revestidos para a equipe prejudicada.
Art. 24 – As equipes poderão fazer todas as substituições de jogadores.Será “esquema entra e sai”.
Art. 25 - A Comissão só autorizará o início da partida, estando em campono mínimo cinco atletas, a metade mais um (4 + 1).
Art. 26 - Se durante a partida uma das equipes ficarem reduzida a umnúmero inferior de cinco atletas, a partida será encerrada e a equipe de menornúmero de jogadores perderá os pontos não sendo considerado saldo de gols eartilharia, caberá a diretoria da Comissão julgar o ocorrido.
Parágrafo Único – O não cumprimento de qualquer uma dasobrigações impostas por este artigo sujeitará a equipe infratora a responder eacatar a decisão da Comissão.
Parágrafo Primeiro - As credenciais ou documentos expedidos por quaisqueroutras entidades não autorizarão o livre acesso de seus portadores no clube,exceto quando se tratar de pessoal a serviço, em funções previstas pela equipe.
Parágrafo Segundo – Haverá divulgação em Diário Oficial,Jornais, TV Assembleia, Rádio e Internet.
CAPÍTULO 04
INFRAÇÕES E PENALIDADES
Art.27 - Serájulgado pela diretoria da Comissão, todo o caso do campeonato dos atletas ediretores que sejam inadequados ao evento.
Art. 28 - Todos os casos que se referem aoregulamento ficam sujeitos a receber sanções determinadas pela comissão.
Art. 29 - O atleta quer for expulso,ficará impedido de participar do jogo seguinte e será julgado pela comissão.
Art. 30 - O atleta que receber doiscartões amarelos cumprirá suspensão automática de um jogo.
Art. 31 - A equipe que não comparecer apartida até trinta minutos após a hora marcada, salvo por motivo de força maiorapreciado pela comissão e plenamente comprovado, perderá por W x O e seráeliminada da competição.
Art. 32 - Oatleta que for expulso de uma partida oficial estará sujeito a seguintessansões:
1.1. Por agredir, pisar,chutar, cotovelar o adversário, os representantes do evento, ou publicopropositadamente, independente de estar revidando ou não, será eliminado docampeonato.
1.2. Por tirar material emcampo, em qualquer situação desrespeitando o arbitro, a mesa, seus companheirose o público, será suspenso por um jogo.
Art. 33 - Qualquerjogador ou dirigente que invadir o campo será punido com expulsão.
Art. 34 - Não será permitido quediretores, atletas, treinadores transitem no campo de jogo durante uma partidamesmo da sua equipe, sujeito a punições da comissão na pessoa dos seusdiretores.
Art. 35 - É proibido a permanência depessoas como atletas, diretores, torcedores, crianças, que não faça parte dacomissão na mesa durante o andamento das partidas, cada um em seu lugar dedireito. Na insistência a partida será paralisada até que os mesmos se retirem.Insistindo a comissão poderá junto com o árbitro do jogo suspender o mesmo emquestão e dar o resultado de vitória para a equipe que não estiver envolvida.Em caso das duas, serão punidas com a perda de um ponto cada, tendo ou quandoganhar.
Art. 36 - O atleta e outros membros das equipes que subir na tela do campo sejapor qualquer motivo, antes, durante ou depois da partida será punido. Se forpego cometendo essa infração durante o jogo, o mesmo será punido na hora com ocartão vermelho.
Art. 37 - É obrigatória a troca deuniformes nas dependências dos vestiários ou locais que a comissão autorizar.Do contrário será punido com a expulsão do infrator.
Art. 38 - Todos os atletas suplentesdeverão ficar sentados em seus bancos. Do contrário serão punidos pela mesa ouarbitragem, com a sua saída da partida em questão, não podendo mais retornar emtempo algum. Se insistir tomará mais um jogo de suspensão.
Art. 39 - Qualqueratleta ou diretor das equipes que não levar a sério a competição combrincadeiras e fazer pouco caso da comissão, será eliminado.
Art. 40 - O atleta que for descobertodurante a partida com chuteira de birro será punido com sua expulsão imediata.
Art. 41 - Não será aceito pela comissãoefeito suspensivo para cartões aplicados.
Art. 42 – A previsão de começo do campeonato, como já mencionado no inicio,é para o dia 07/07/12 .
Art. 43 -Todos os casos omissos nestecapitulo ficará a cargo da comissão as sansões a serem tomadas.
CAPÍTULO05
HORÁRIO RE DURAÇÃO DOS JOGOS
1. Os jogos terão a duração de (70) setenta minutosdivididos em dois tempos de (35) trinta e cinco, com intervalo (10) minutosentre um tempo e outro.
2. As equipes deverão estar em campo devidamenteuniformizadas (05) minutos antes do tempo estabelecido para inicio daspartidas.
3. Os jogos terão inícios nos seguintes horários.
Sábados : 1º Jogo ás 08:00 Horas
2º Jogo logo após o primeiro jogosem tolerância.
OBS. : Se por qualquer motivo nãohouver rodada na data especifica (Sábado).A rodada automaticamente será na próxima semana, seguindo a mesma ordem.
4. Tolerância: Só será permitido (30) trinta minutos para o primeiro jogo não havendoa mesma para o segundo jogo obedecendo-se rigorosamente o intervalo de (05)cinco minutos entre uma partida e outra.
5. O não cumprimento do horário pelas equipesimplicará em WO
6. Todos os horários serão primeiro daarbitragem, depois comissão.
CAPÍTULO06
MESÁRIOS E ÁRBITROS
1. Cabe o representanteoficial do jogo (comissão), fazer cumprir, juntamente com os diretores:
1.1. O horário da programaçãodo jogo;
1.2. A emissão do relatório deocorrências dentro ou fora do campo.
2. Cabe a comissão relatarao árbitro da partida qualquer anormalidade que venha a ocorrer dentro ou forado campo com atletas, torcedores e representantes da comissão e das equipes,para que o mesmo tome as devidas providências.
3. Após o término da partidao mesário e o árbitro deverá relatar a súmula da partida e relatar a diretoria.
4. O árbitro ou comissão quenotar qualquer atleta alcoolizado, drogado ou com suspeita de mal estar, quevenha a prejudicar a ele ou o andamento da partida deverá vetá-lo e observar oocorrido em relatório na súmula.
CAPÍTULO 07
ADIAMENTO E SUSPENSÃO DOS JOGOS
1. Qualquer partida sópoderá ser suspensa por motivo de força maior e consequentemente pela diretoriada comissão se fazendo ciente de 24 horas antes do jogo ou, em casosemergenciais, na hora do jogo.
2. O árbitro é a únicaautoridade competente para decidir no campo sobre os motivos relevantes ou deforça maior que resultem em acréscimo, interrupção ou suspensão de uma partida,podendo observar o seguinte:
2.1. Falta de garantia;
2.2. Conflitos generalizadoscom atletas e torcedores;
2.3. Mal estado do campo ouque torne a partida impraticável ou perigosa.
3. Quando a partida forsuspensa definitivamente por qualquer dos motivos previstos nas alíneas 2.1,2.2 e 2.3, do artigo anterior, observar-se o seguinte:
3.1. Se a agremiação ou seusatletas, torcedores e dirigentes houver dado motivo, a suspensão é imediata;
3.2. Caso a equipe perdedoraseja culpada pela interrupção da partida a mesma sofrerá uma punição a serjulgada pela comissão.
3.3. Caso a equipe vencedoraseja causadora da interrupção da partida a mesma sofrerá uma punição, perderáautomaticamente os pontos;
3.4. Nas partidas suspensascom o escore de 0 x 0, sem que as equipes sejam culpadas, caberá a comissãodesignar dia e hora para a realização de uma nova partida começando de 0 x 0;
3.5. Caso a partida sejasuspensa em que às equipes estejam jogando sejam culpadas e em caso de placarassinalado o próximo jogo começará com o placar que estiver na hora dasuspensão.
4. Em comum acordo épermitida a suspensão de jogos, desde que as equipes não prejudiquem nenhuma outra agremiação.Porém essa atitude deverá ser apreciada pela comissão.
5. Caso a partida sejasuspensa com menos de três quartos do tempo do jogo, ou seja, 45 minutos serãoapreciados os motivos pela comissão que tomará sua decisão.
6. Caso a partida forparalisada com 45 minutos não tendo condições de retorno, a mesma será dadacomo encerrada e mantendo o seu resultado.
7. Caso a partida sejasuspensa e uma das equipes seja culpada, esta será considerada perdedora mesmoque esteja vencendo o jogo.
8. Em suspensão da rodada ouum jogo, os mesmo acontecerá como a última rodada, sem mais pedidos.